Através de uma parceria público privada, será implementada uma central solar fotovoltaica na IDAM de Preguiça, no município de Ribeira Brava de São Nicolau

A Câmara Municipal de Ribeira Brava apresentou ontem, por via digital, o projecto da Central Solar Fotovoltaica de Preguiça, que produzirá energia eléctrica para a Instalação Dessalinizadora de Água do Mar (IDAM) desta localidade.

A central operará em regime “on-grid” e terá uma potência de 250 kWp. Estará formada por 650 módulos monocristalinos-PERC (Passivated Emiter Rear Cell) de 385 Wp e 10 inversores de corrente de 25 kW. Se estima uma produção anual de energia eléctrica de 380 MWh, que representa o 100% do consumo da IDAM no regime de operação actual desta infra-estrutura, que tem uma capacidade para produzir de 1.200 m3/dia de água dessalinizada.

Para a promoção deste projecto será constituída uma empresa, denominada SOLMAR&VENTO SA, mediante uma parceria público privada entre a Câmara Municipal de Ribeira Brava, a empresa estatal PROCAPITAL e as privadas ELECTRIC LDA (São Vicente) e ÁGUAS DE PONTA PRETA LDA (Sal). Esta empresa realizará um investimento de 44 milhões de escudos e intentará que a sua entrada em funcionamento seja ainda neste 2020.

O projecto já dispõe da licença de estabelecimento e se pretende diminuir os custos energéticos na produção de água dessalinizada aproveitando os recursos autóctones, alinhando nas recentes tendências tecnológicas para o nexo água-energia.

A geração eléctrica desta central evitará o consumo de 116 toneladas de combustíveis de origem fóssil e a emissão de 366 toneladas de gás CO2 à atmosfera, para além de supor o primeiro precedente de integração das energias renováveis no sistema eléctrico público da Ilha de São Nicolau, no qual alcançará uma penetração dos 5% do total da energia eléctrica produzida.